sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Entenda como serão as regras do aviso prévio de até 90 dias.

AVISO PRÉVIO DE ATÉ 90 DIAS TEM DIVIDIDO OPINIÕES
Por VANILLA RODRIGUES DA COSTA. Advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho, integrante do escritório RAFAEL MACIEL & ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S.

O Projeto de Lei 3941/89, do Senado, que foi recentemente aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial e tem dividido opiniões.
Todavia, o que poucos sabem é como a nova regulamentação sobre o aviso prévio proporcional realmente irá funcionar.
Atualmente, o aviso prévio tem a duração mínima de 30 dias em qualquer situação. Com a nova proposta o trabalhador que permanecer por tempo superior a um ano na mesma empresa, terá direito ao acréscimo de mais três dias para cada ano de serviço prestado na mesma empresa, limitando-se este tempo a 60 dias (equivalente a 20 anos de trabalho), perfazendo assim um total de até 90 dias de aviso prévio. Enquanto o aviso prévio para quem ficar até um ano na mesma empresa continuará sendo de 30 dias.
As dúvidas mais freqüentes já são:
 Em caso de aviso prévio indenizado superior a 30 dias, o mesmo integra ou não o tempo de serviço do trabalhador para fins rescisórios?
Dizer que sim significaria que o empregado que tiver um período superior a 30 dias de aviso prévio indenizado passará a ter direito à sua projeção em seu 13º salário, férias, FGTS, entre outros. O que já acontece com o aviso prévio indenizado comum de 30 dias.
Dessa forma, o empregador que rescindir o contrato e que não tiver interesse que o empregado cumpra o aviso prévio, com a nova lei entrando em vigor, poderá ter que pagar o equivalente a até três salários, dependendo da proporcionalidade dos anos trabalhados pelo empregado, sendo que, hoje o empregador faz a indenização referente aos 30 dias.
O tema nesse aspecto ainda tem sido tratado com muita cautela, visto que, não há nenhum precedente ainda nesse sentido.
Muitos trabalhadores estão preocupados questionando se em casos de pedido de demissão o empregado terá que pagar o valor respectivo ao aviso prévio ampliado. Daí surge um novo questionamento:
O empregado também terá que arcar com o aviso prévio ampliado em caso de comunicação de dispensa por parte do mesmo?
Embora muitas notícias estejam relatando que sim, não é o que informa o Deputado relator do Texto, Arnaldo Faria de Sá, ele explica que em caso de demissão voluntária, vale a atual regra. O empregado trabalha 30 dias ou indeniza a empresa, que também pode optar por liberar o funcionário, sem ônus. Segundo Sá, algumas entidades fizeram confusão ao alegar que o projeto aprovado valerá para quem pedir demissão do cargo. “Não faria sentido aprovar uma medida que viesse a prejudicar o trabalhador”, afirma.
Assim, há de se deixar claro que o Projeto trata do aviso prévio que o empregador deve conceder ao empregado, não sendo aplicado o mesmo a casos de comunicação de dispensa por parte do empregado.
Cabe ainda mencionar, que atualmente há a opção de redução da jornada durante o período de cumprimento do aviso prévio em 2 horas diárias ou em uma semana, a dúvida agora é se esta redução continuará vigente para o cumprimento do aviso prévio acima de 30 dias e como ela funcionará.
Desse modo, supondo que o trabalhador tem direito a 60 dias de aviso prévio, o mesmo poderá sair duas semanas antes de findar o período por tratar-se de dois meses e não um, ou, continuará sendo uma semana?
A realidade é que a referida alteração traz diversos reflexos, isto porque, se discutirá sobre a maneira que será aplicada no momento da rescisão, o que ainda é uma questão que deve ser tratada com muita cautela e que somente será pacificada após haverem demandas nesse sentido que trarão precedentes de uniformização, já que o referido Projeto de Lei não menciona essas questões.
Outro assunto que tem ganhado destaque é a amplitude da aplicação da nova Lei.
Sendo sancionada, a nova Lei alcança ou não contratos já extintos, ou apenas novos contratos de trabalho e aqueles já em andamento?
As centrais sindicais já demonstram seu objetivo que é de exigir que o pagamento do novo aviso prévio seja retroativo, beneficiando os trabalhadores que deixaram seus empregos nos últimos 24 meses.
O Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) afirmou que todo trabalhador tem dois anos para recorrer de qualquer causa trabalhista. Por isso, vai orientar as pessoas que deixaram seus empregos nos últimos 24 meses a pedir o benefício na Justiça.
“No dia em que a Dilma sancionar, nós vamos meter processo na Justiça”, antecipa Paulo Pereira.
Já o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), informa que a proposta não é retroativa. Ou seja, o pagamento não deve ser estendido para aquelas pessoas que foram demitidas antes de as novas regras entrarem em vigor.
Aqueles que já estão no mercado de trabalho poderão usufruir do novo benefício. Vale tanto para o empregado que for demitido como para aquele que pedir demissão.
Indiscutível que a regulamentação do aviso prévio proporcional tem sido encarada por muitos como um avanço para os trabalhadores, que terão mais segurança contra a despedida arbitrária, evitando assim a rotatividade nas empresas.
Porém, as empresas pressionam a possibilidade de um prejuízo indiscutível em manter um funcionário por longo prazo em sua empresa, e passam a acreditar que além de mais rotatividade a aumento de número de vagas informais, a regulamentação trará ainda desestímulo de competitividade, o que iria totalmente à contramão do Projeto de Lei.
Afinal, seria muito oneroso para o empregador manter um trabalhador por longo período e decidindo rescindir o contrato e não tendo interesse no cumprimento do aviso prévio, estar sujeito a pagar até mesmo três meses a mais de verbas rescisórias, além de indenizar os três salários.
A meu ver ainda que pareça impiedosa a nova regulamentação, e mesmo com tantas polêmicas e divergências sobre o assunto, a esperada sanção da ampliação do aviso prévio não beira a dimensão que esta decisão teria se estivesse partindo do STF.
O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, em junho deste ano, a deliberação sobre o tema que encontra amparo no artigo 7º, inciso XXI, da CF, que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais e assim descreve:
7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXI – aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo mínimo de trinta dias, nos termos da lei.
Porém, esta legislação a que se referi o inciso acima nunca foi editada.
Tudo começou pela demora na votação do Projeto de Lei em questão.
Assim, o Supremo Tribunal Federal havia decidido em 22.06.2011 que iria fixar regras para que o aviso prévio fosse proporcional ao tempo de serviço prestado por um trabalhador.
Tal fato se deu em razão da analise pelo plenário de um pedido de quatro funcionários da Vale que foram demitidos. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, julgou procedente o pleito dos trabalhadores.
Eles pediam que o Supremo declarasse a omissão do Congresso Nacional em regulamentar o tema, já que o artigo 7º da Constituição Federal, no inciso XXI, estabelece "aviso prévio proporcional ao tempo de serviço".
Também requisitaram que o tribunal estipulasse regras a serem seguidas pelas empresas até a edição de uma lei que definiria a questão. Todos os ministros concordaram com Mendes, mas não houve consenso sobre o que deveria ser aplicado a partir de então.
Entre as propostas apresentadas por alguns ministros estavam além do mínimo já estabelecido pela Constituição Federal:
 - um mês de salário para cada três anos trabalhados;
- um mês de salário para cada cinco anos trabalhados;
- um mês de salário para cada seis anos trabalhados;
- dez dias de salário para cada ano trabalhado;
- um teto de três meses de trabalho, a partir de 10 anos trabalhados;
 Não houve, porém, qualquer definição. Por conta disso, sequer ocorreu o pronunciamento da decisão sobre a omissão legislativa. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Senado aprova medida que concede incentivo a produção de tablets


21/09/2011 19h26 - Atualizado em 21/09/2011 19h37


Medida será encaminhada direto para sanção presidencial.
Lei isenta de Pis e Cofins aparelhos sensíveis ao toque.

Iara LemosDo G1, em Brasília
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de Lei de Conversão 21/2011, que concede incentivos fiscais para a produção e venda de tablets no Brasil. A medida, lançada pelo Executivo em maio deste ano, beneficia com isenção de PIS e Cofins aparelhos "que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 centímetros quadrados".
Como já foi aprovada na Câmara, a medida será encaminhada direto à sanção da presidente Dilma Rousseff, que ainda pode vetar trechos da lei.
A segunda mudança, segundo o relator, deixa mais claro o artigo que trata da prorrogação por mais dois anos do prazo para que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) sejam implementadas no país. Os estados beneficiados seriam o Pará, Maranhão, Bahia e Mato Grosso.
Durante a votação, o relator da medida na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), chegou a apresentar duas emendas de redação ao projeto, que acabaram retiradas ao final da votação. A primeira acrescentava a palavra digital ao lado de tablet.
O relator afirmou que a mudança não afetaria o mérito da medida, mas a oposição criticou. "Se essa emenda passar, o projeto deveria voltar à Câmara", disse o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), fez um apelo em plenário para que não fosse acolhida a emenda de redação, a fim de que não fosse necessário retornar o texto à Câmara. Segundo o líder, o texto da emenda de redação seria colocada em outra medida provisória, a 540, que ainda será encaminhada ao Senado.
"Não colocaríamos em risco essa medida provisória que estamos votando agora", justificou Jucá. Diante do apelo do líder, o relator, senador Eduardo Braga, retirou as emendas de redação. O projeto foi aprovado em votação simbólica.
FONTE: G1

Câmara derruba criação de novo imposto para a saúde


21/09/2011 18h48 - Atualizado em 21/09/2011 18h55


Deputados decidiram retirar alíquota da Contribuição Social para a Saúde.
Proposta de regulamentação da emenda 29 segue para análise do Senado.

Do G1, em Brasília
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (21) a votação do projeto de lei complementar 306/08, que define o que pode ser considerado investimento em saúde por parte de União, estados e municípios. Dentro da proposta, os deputados derrubaram trecho que permitia a cobrança da CSS (Contribuição Social para a Saúde), imposto sobre transações financeiras cuja arrecadação seria destinada à saúde, de forma semelhante à CPMF, extinta em 2007.
No plenário, 355 votaram contra o imposto, 76 votaram a favor e 4 se abstiveram. O líder do PT orientou a bancada a votar pela cobrança do novo tributo. O projeto agora segue para análise no Senado.
O texto-base do projeto já havia sido aprovado em 2008 pelo plenário da Câmara e prevê critérios para aplicação dos recursos de modo a evitar o chamado "desvio de finalidade", que são gastos feitos em outras áreas e lançados como despesas de saúde como forma de complementar o investimento mínimo exigido pela lei.
O projeto regulamenta a emenda 29, que fixa percentuais mínimos de investimento na área para União, estados e municípios. Pela regra, estados precisam aplicar 12% do que arrecadam anualmente em impostos. Os municípios precisam investir 15% de sua receita. Já o governo federal precisa investir o montante do ano anterior mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). A proposta de regulamentação aprovada na Câmara hoje mantém essas regras.
Para concluir a regulamentação, faltava apenas a votação de um destaque apresentado pelo DEM que retira a base de cálculo da CSS (Contribuição Social para a Saúde), que na prática inviabiliza a criação do imposto.
FONTE: G1
 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Agenda da semana na Câmara dos Deputados


Agenda da semana

A previsão de cobertura jornalística só estará disponível na Agenda do Dia.
SEGUNDA-FEIRA (19)

10 horas
Sessão Solene

Homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Plenário Ulysses Guimarães
14 horas
Plenário

Sessão de debates.
Plenário Ulysses Guimarães

TERÇA-FEIRA (20)
10 horas
Sessão Solene

Homenagem à equipe brasileira que participou dos V Jogos Mundiais Militares.
Plenário Ulysses Guimarães
10 horas
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1
14 horas
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

Audiência pública sobre o aquecimento global e sua influência nas agriculturas mundiais e na Amazônia brasileira.
Foram convidados o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Pereira; e o meteorologista da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion.
Plenário 15
14 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Audiência pública sobre o desenvolvimento da hidrovia do Rio São Francisco.
Foram convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Fernando Fialho; o presidente do Ibama, Curt Trennepohl; o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Aquaviária, Adão Magnus Proença; o presidente interino da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Clementino Coelho; e o engenheiro naval Joaquim Carlos Riva.
Plenário 8
14 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Audiência pública sobre o mercado ilegal de cigarros no Brasil.
Foram convidados, entre outros, o jornalista da TV Record Marcelo Rezende; o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, Roberto Abdenur; e o secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto.
Plenário a definir
14 horas
Comissão de Educação e Cultura

Audiência pública sobre os projetos educacionais direcionados à população carcerária no Brasil.
Foram convidados, entre outros, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a coordenadora-geral de Alfabetização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Simone de Melo Oliveira; e o coordenador do Centro de Referência da Criança e do Adolescente, Saulo Dias.
Plenário 10
14 horas
Comissão Especial da Criação de Empregos Públicos na Funasa

Audiência pública para avaliar os pontos debatidos e colher subsídios mais consistentes, inclusive das audiências realizadas com representantes dos Executivos estaduais.
Foram convidados os coordenadores dos seminários realizados nos estados; o relator do PL 7495/06, deputado Domingos Dutra (PT-MA); e representantes da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.
Plenário 16
14 horas
Comissão de Finanças e Tributação

Reunião para indicação de nomes para exercer o cargo de ministro do TCU.
Plenário 4
14h30
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Audiência pública sobre as denúncias de superfaturamento em licitação da Telebrás para o Programa Nacional de Banda Larga.
Foram convidados, entre outros, o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Guilherme Henrique Almeida; o diretor comercial da Clemar Engenharia, Inácio Vandersen; e o diretor superintendente da Eltek Valere Ltda., Álvaro de Oliveira.
Plenário 13
14h30
Comissão de Direitos Humanos e Minorias; e TV Câmara

Audiência pública para lançamento de documentário da TV Câmara sobre Abdias Nascimento, um dos maiores ativistas do movimento negro no Brasil.
Foram convidados, entre outros, o diretor do documentário, Fernando Bola; o cientista social e especialista em História da África, Amauri Mendes Pereira; o coordenador-geral do Centro de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Palmares, Carlos Moura; e representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Plenário 14
14h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública sobre a consulta pública nº 34/11, da Anvisa, que dá prazo de 60 dias para apresentação de críticas e sugestões à Proposta de Resolução relativa aos equipamentos sobre regime de vigilância sanitária usados, recondicionados, alugados e em comodato.
Foram convidados o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, Franco Pallamolla; o presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, Manoel Aparecido Gomes; e o presidente do Conselho Regional de Odontologia (SP), Emil Adib Rasuk.
Plenário 7
14h30
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Audiência pública sobre a qualidade do atendimento da perícia médica do INSS.
Foram convidados o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o presidente do INSS, Mauro Hauschild; a pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Maeno; o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo; e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d'Avila.
Plenário 6
14h30
Comissão de Desenvolvimento Urbano

Audiência pública sobre a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)
Foram convidados representantes dos ministérios das Cidades; do Meio Ambiente; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Saúde; e da Educação.
Plenário 11
14h30
Comissão Especial sobre o Consumo de Bebidas Alcoólicas

Audiência pública.
Foram convidados a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Aparecida Gonçalves; a secretária Nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Regina Maria Miki; e o coordenador da Associação Beneficente Viva Bem, de Teresina (PI), Antônio Araújo Filho.
Plenário a definir
14h30
Comissão Especial sobre o Projeto que Institui Estrada no Parque Nacional do Iguaçu 

Instalação da comissão e eleição do presidente e dos vice-presidentes.
Plenário 3
14h30
Comissão Mista de Orçamento

Votação de proposições.
Plenário 2
16 horas
Comissão Geral

Discussão sobre a regulamentação da Emenda 29 (PLP 306/08), que trata de recursos para a saúde.
Plenário Ulysses Guimarães
*Após a Comissão Geral
Votações em Plenário

Os deputados deverão votar o projeto de lei que cria uma empresa para a gestão dos hospitais universitários (PL 1749/11). Em urgência constitucional, ele impede a análise da regulamentação da Emenda 29 e de outros projetos de lei em sessões extraordinárias.
Plenário Ulysses Guimarães
16 horas
Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto

Lançamento da frente.
Foram convidados, entre outros, parlamentares e representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); da OAB; e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Salão Nobre da Câmara

QUARTA-FEIRA (21)
9 horas
Plenário

Eleição para o cargo de ministro do TCU. São candidatos: os deputados Ana Arraes (PSB-PE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Átila Lins (PMDB-AM), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP), Sérgio Brito (PSC-BA) e Vilson Covatti (PP-RS), além de Rosendo Severo dos Anjos Neto, auditor federal de controle externo do TCU.
Plenário Ulysses Guimarães
9 horas
Comissão Especial da Criação de Empregos Públicos na Funasa

Audiência pública com os ministros do Planejamento, Miriam Belchior; da Saúde, Alexandre Padilha; e da Casa Civil, Gleisia Hoffmann; com a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ruth Brilhante de Souza, e a assessora jurídica da entidade, Elane Alves de Almeida.
Auditório Nereu Ramos
9 horas
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 5
9h10
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Subcomissão destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional
Reunião para discutir a execução do Plano de Trabalho da subcomissão.
Sala da presidência da comissão
9h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 7
10 horas
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 6
10 horas
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 12
10 horas
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 15
10 horas
Comissão de Minas e Energia

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 14
10 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 3
10 horas
Comissão de Educação e Cultura

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 10
10 horas
Comissão de Viação e Transportes

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 11
10 horas
Comissão de Finanças e Tributação

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 4
10 horas
Comissão de Desenvolvimento Urbano

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 16
10 horas
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1
10 horas
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 13
10 horas
Comissão de Defesa do Consumidor

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 8
11 horas
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Audiência pública sobre os sites de venda.
Foram convidados, entre outros, o coordenador-geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Danilo Doneda; o presidente da Federação Nacional de Hospedagem, Bares, Restaurantes e Similares, Alexandre de Abreu; e o consultor do Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim.
Plenário 5
11 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Audiência pública sobre a situação dos aeroportos internacionais do País.
Foram convidados o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.
Plenário 3
11 horas
Ministério Público e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

Ato de valorização da magistratura e do Ministério Público.
Salão Negro
13 horas
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Audiência pública sobre o PL 1292/95, do Senado, que institui normas para licitações e contratos da administração pública.
Foram convidados, entre outros, a procuradora aposentada e professora da USP Maria Sylvia Di Pietro; o juiz federal de Mato Grosso do Sul Ronaldo José da Silva; e o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Marcos Loreto.
Plenário 1
14 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 6
14 horas
Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 9
14 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1
14 horas
Coordenação de Relações Públicas (COREP)

Abertura da exposição em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Salão Branco
14h30
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Apresentação, leitura, discussão e votação do parecer preliminar do relator, deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), ao processo contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Plenário 11
14h30
Comissão Especial sobre a Igualdade de Direitos Trabalhistas

Instalação da comissão e eleição do presidente e dos vice-presidentes.
Plenário a definir
14h30
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Subcomissão destinada a analisar e propor medidas sobre o processo de aquisição de áreas rurais e sua utilização, no Brasil, por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.
Discussão e votação das atas.
Plenário a definir
16 horas
Votações em Plenário

Proposições remanescentes da sessão anterior.
Plenário Ulysses Guimarães
18 horas
Frente Parlamentar Municipalista

Discussão sobre a Emenda 29; os royalties do petróleo; e os recursos do Fundo de Participação dos Municípios oriundos dos Refis, retidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Plenário 16

QUINTA-FEIRA (22)
9h30
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Seminário: “Desafios da Infraestrutura Portuária”.
Foram convidados, entre outros, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, José Leônidas Menezes Cristino; e o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).
Auditório Nereu Ramos
10 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Audiência pública com o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, sobre os indeferimentos para concessão e renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo.
Plenário 5
10 horas
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1
14 horas
Plenário

Sessão de debates.
Plenário Ulysses Guimarães

SEXTA-FEIRA (23)
15 horas
Sessão Solene

Homenagem aos 60 anos de Fundação da Usina São Luiz.
Plenário Ulysses Guimarães

Mais alguns projetos apresentados no CN. Fonte: CNI/COAL

Segue abaixo link para acesso à edição nº 26 e 27 do Informe Legislativo com os novos projetos de lei apresentados no Congresso Nacional, previamente selecionados como de interesse do setor industrial.


Nestas edições, são veiculadas proposições legislativas sobre as seguintes matérias:

- Critério de reajuste dos valores estabelecidos nas propostas e orçamentos nas licitações
- Acesso ao cadastro do consumidor por meio da Internet
- Anulação das inscrições na dívida ativa
- Incentivos fiscais às empresas de produtos e serviços de controle ambiental
- Seguro-desemprego de trabalhadora chefe de família
- Concessão de férias a empregados membros de uma mesma família
- Encargos sociais de empregados com mais de 50 anos
- Multa por apresentação de recurso com interesse protelatório na Justiça do Trabalho
- Prorrogação das concessões do setor elétrico
- Construção de eclusas concomitantemente à construção de hidroelétricas
- Divulgação de informações sobre arrecadação do AFRMM
- Destinação de recursos do FNDCT a empresas de inovação
- Criminalização da venda de bebida alcoólica para menor
- Logística reversa para peças automotivas
- Elevação da alíquota e alteração dos percentuais de cálculo da CFEM
- Regime de IPI diferenciado para indústrias que produzirem produtos reciclados com resíduos sólidos
- Emissão de sinalização sonora nas ligações originadas e terminadas na rede da prestadora de serviços de telefonia
- Coleta e destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletroeletrônicos
- Redução de queimas em flares e de perdas de gás natural na exploração de petróleo

-        Incentivos a empresas nacionais
-        Criação de unidades de conservação por meio de lei
-        Incentivos fiscais às empresas de produtos e serviços de controle ambiental
-        Proibição da distribuição de sacolas plásticas gratuitamente em mercados e supermercados
-        Pagamento e distribuição de royalties pela exploração de petróleo
-        Campanha permanente de divulgação da tarifa social de energia elétrica
-        Financiamento de projetos de infraestrutura com títulos da dívida pública mobiliária
-        Reparação de danos causados por concessionárias de serviços públicos
-        Criação do Plano de Desenvolvimento Energético Integrado e do Fundo de Energia Alternativa
-        Cobrança de ICMS no comércio eletrônico
-        Alteração da pena por crime ambiental na pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais
-        Obrigatoriedade de veiculação de mensagens educativas alertando sobre os malefícios do consumo abusivo de álcool
-        Estabelece medidas sancionatórias para alterações de qualquer espécie de fármacos e cosméticos
-        Altera as regras de embalagem e rotulagem de fármacos destinados ao uso adulto e pediátrico



LINKS PARA DOWNLOAD: 
Informe nº 26 https://acrobat.com/#d=d9KIGBw*q6JTcoMrZIxrMw
Informe nº 27 https://acrobat.com/#d=d9KIGBw*q6JTcoMrZIxrMw

Novos projetos apresentados. Fonte: CNI-COAL

Abaixo segue link para acesso à edição nº 25 do Informe Legislativo com os novos projetos de lei apresentados no Congresso Nacional, previamente selecionados como de interesse do setor industrial. 

 Nesta edição, são veiculadas proposições legislativas sobre as seguintes matérias:
-        Exigência de elaboração prévia do projeto executivo nas licitações / Alteração dos valores dos termos aditivos
-        Destinação de percentual do valor contratado no âmbito do RDC para projetos sociais

-        Enquadramento de produto com denominação de origem

-        Anulação das inscrições na dívida ativa

-        Alteração da ordem de penhora dos bens do credor

-        Contribuição sindical facultativa

-        Estabilidade no emprego do trabalhador acidentado no trabalho durante o contrato de experiência

-        Estabilidade profissional de empregado em período de experiência que tenha sofrido acidente de trabalho

-        Licença-paternidade para casos de nascimentos prematuros

-        Consolidação da legislação de comunicação social eletrônica

-        Reinstituição do Adicional de Indenização do Trabalhador Portuário Avulso

-        Marco regulatório da internet

-        Valor aduaneiro das peças de reposição adquiridas por beneficiários do REPORTO

-        Incidência de juros de mora no imposto de renda para rendimentos recebidos acumuladamente

-        Abatimento do imposto de renda para empresas que contratarem profissionais de nutrição e educação física

-        Inserção em rótulos e embalagens de bebidas energéticas da informação de que o seu consumo traz danos a saúde

-        Redução a zero do PIS/Cofins incidente sobre operações com águas minerais e gaseificadas

-        Cria o Sistema Nacional de Controle de Agrotóxicos

-        Alerta obrigatório de equipamentos que transmitam ou utilizem imagem em tecnologia 3D

-        Logística reversa de resíduos tecnológicos

-        Inclusão de advertência, em rótulos e embalagens, quanto à ingestão de óleo mineral.



LINK PARA DOWNLOAD: https://acrobat.com/#d=x17EEDkGMR2rTlWNFKVdaQ 

Ações recentes da CNI em prol da indústria no Congresso Nacional

Senado Federal
a) PLC 77 de 2011 –(PLOP 87 de 2011) do Poder Executivo – Dá novo tratamento jurídico empresarial tributário à Lei de Micro e Pequenas Empresas: Em linhas gerais o projeto propõe:  reajusta em 50% em todos os limites de receita bruta – o limite para enquadramento como microempresa passa de R$ 240.000,00 para R$ 360.000,00 e o limite para enquadramento como empresa de pequeno porte passa de R$ 2.400.000,00 para R$ 3.600.000,00; possibilita o parcelamento e o reparcelamento dos débitos tributários devidos no âmbito do Simples Nacional, competindo ao Comitê Gestor fixar critérios e procedimentos para parcelamento dos recolhimentos em atraso; permite que as micro e pequenas empresas possam exportar o mesmo valor comercializado no mercado interno sem sair do Simples Nacional; e reduz de 3 anos para 12 meses o período de inatividade necessário para a baixa simplificada.
A Posição da CNI é favorável ao projeto, sugerindo, no entanto, aperfeiçoamentos. O projeto encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos, com o relator senador José Pimentel (PT/CE).
A assessoria da CNI esteve no último dia 15 com o senador Armando Monteiro (PTB/PE) para defender quatro aperfeiçoamentos: facultar às empresas o uso de sistema de comunicação eletrônica; permitir que micro e pequenas empresas utilizem ou destinem qualquer valor a título de incentivo fiscal;  retirar a possibilidade de adoção dos sublimites estaduais fins de enquadramento no Simples; e  assegurar as reduções referentes à substituição tributária do valor a ser recolhido na forma do Simples Nacional.

b) PLS 581 de 2009 do senador Pedro Simon (PMDB/RS) – Coleta e destinação de pneus nacionais e importados inservíveis. Obriga as empresas fabricantes, reformadoras e importadoras de pneus a coletar e dar destinação final aos pneus inservíveis, inclusive os que ingressarem no país por força de decisão judicial. Prevê, ainda, metas de recolhimento, regras para o armazenamento temporário e instalação de pontos de coleta. Substitutivo ao projeto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais. Encontra-se na Comissão de Meio Ambiente,Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, onde será relatado pelo senador Aníbal Diniz (PT/AC).
A posição da CNI é contrária ao projeto, uma vez que pela Política Nacional de Resíduos Sólidos a logística reversa de pneus será estabelecida no âmbito do Comitê Orientador de Logística Reversa, e ainda a reciclagem de pneus já é realizada com eficácia pelos fabricantes atendendo ao estabelecido por resolução do CONAMA.
A assessoria da CNI esteve no gabinete do senador Aníbal Diniz, levando argumentação técnica que fundamenta a posição do setor.
c) PLC 78 de 2011 – (PL 1209 de 2011) – do Poder Executivo – Institui o programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC a ser executado pela União, com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira e atenderá prioritariamente: (i) estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; (ii) trabalhadores; (iii) beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O PRONATEC cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com a participação voluntária dos serviços nacionais de aprendizagem e instituições de educação profissional e tecnológica habilitadas nos termos da Lei. Os serviços nacionais sociais poderão participar do PRONATEC por meio de ações de apoio à educação profissional e tecnológica.
A posição da CNI é convergente. A proposta apresentada pelo Poder Executivo é adequada e oportuna, pois o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC deverá proporcionar melhores condições para a inserção dos jovens e trabalhadores no mercado de trabalho. Para cumprir as metas previstas no Programa, as entidades do Sistema S, que vêm prestando inestimável contribuição ao desenvolvimento tecnológico, darão o suporte necessário para ampliar expressivamente a oferta de cursos de formação profissional e tecnológica, suporte estratégico fundamental para o desenvolvimento sustentável do País. Um dos avanços no substitutivo foi a inclusão de autonomia aos serviços nacionais de  aprendizagem para a criação e oferta de cursos e programas de educação profissional e tecnológica e de educação superior, presenciais e a distância. Essa inovação deve contribuir decisivamente para a viabilização do PRONATEC, no que se refere à atuação dos serviços nacionais de aprendizagem, pois evitará a morosidade e, em certos casos, a excessiva rigidez de normas dos sistemas estaduais para a autorização de cursos técnicos de nível médio, otimizando o  tempo de resposta de oferta de cursos técnicos.
A assessoria da CNI encaminhou ao senador Armando Monteiro (PMDB/PE) sugestão para assumir a relatoria do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos ou Constituição e Justiça.

Câmara dos Deputados

Projetos relevantes:
PLP 306 de 2008 – Regulamentação da Emenda 29 - Criação da nova CPMF. De autoria do deputado Tião Viana/PT/AC, encontra-se no plenário da Câmara dos Deputados. Na Câmara, através de substitutivo, foi incluída a criação de Contribuição Social para a Saúde (CSS) nos moldes da extinta CPMF, incidente sobre a movimentação financeira com alíquota de 0,1%, O presidente da Câmara e com os líderes partidários acordaram em votar a matéria no próximo dia 21/09. A CNI apoia a regulamentação da Emenda 29, porém é contrária à criação de um novo tributo (CSS), e com intuito de mobilizar parlamentares nos Estados, enviou nesta quarta feira o RedIndústria às Federações, emitindo suas argumentações para a rejeição da criação da nova CPMF. Além disso, foram encaminhados aos parlamentares nota técnica e pesquisa CNI/IBOPE, que mostra a rejeição dos brasileiros à criação de um novo tributo.
A matéria deverá ser objeto de votação na sessão ordinária do dia 21 de setembro às 16 h no plenário da Câmara dos Deputados.
PL 3941 de 1989 – Aviso prévio proporcional. De autoria do Senador Carlos Chiarrelli- PFL/RS encontra-se no plenário da Câmara pronta para pauta. A CNI, com posição favorável ao projeto, vem articulando junto aos líderes partidários no sentido de solicitar apoio para a deliberação da matéria, antes que o STF decida sobre o assunto. A articulação com as lideranças resultou na apresentação de requerimento de urgência à Mesa da Câmara nesta quarta-feira, onde foram consignadas as assinaturas dos líderes: Henrique Eduardo Alves-PMDB;
Jovair Arantes-PTB; Duarte Nogueira-PSDB; Antônio Carlos Magalhães Neto-DEM; Lincoln Portela-PR; Rubens Bueno-PPS; Ana Arraes-PSB; Osmar Júnior-PCdoB; Vitor Paulo-PRB; Paulo Abiackel- Minoria; e apoio do líder do governo Cândido Vacarezza. O requerimento apresentado possibilitará que o projeto seja incluído na ordem do dia sobrestando as demais matérias para deliberação.

PL 8046 de 2010 – Novo Código de Processo Civil. De autoria do Senado José Sarney –PMDB/AP. O projeto tramita na Comissão Especial criada para tratar sobre o assunto. A CNI tem posicionamento contrário, contudo tem levado aos deputados argumentos, onde sugere que sejam apresentadas emendas supressivas e modificativas ao texto enviado pelo Senado. A CNI tem articulado junto aos sub-relatores, deputado Arnaldo Faria de Sá-PTB/SP; Bonifácio de Andrada-PSDB/MG; Efraim Filho-DEM/PB; Hugo Leal-PSC/RJ; Jerônimo Goergen-PP/RS no sentido de receberem as sugestões de emendas e acatá-las no parecer à ser proferido por cada um deles. Todos os sub-relatores mostraram-se receptivos à visita da CNI e alinhados aos argumentos da entidade, colocando-se à disposição para analisar as sugestões à serem enviadas.
Foi articulado também junto aos membros da Comissão Especial para se posicionarem contra o requerimento do Deputado Eduardo Cunha, que propunha a criação de uma comissão de notáveis, resultando na retirada do requerimento pelo próprio autor, pois não havia apoio para aprovar sua proposta.
A CNI ainda articulou junto ao deputado Miro Teixeira- PDT/RJ, onde sugeriu a apresentação de requerimento para prorrogar o prazo dos trabalhos da comissão, bem como a apresentação das emendas, dos pareceres dos sub-relatores e do relator geral (deputado Sérgio Barradas- PT/). O parlamentar acatou a sugestão, apresentou o requerimento de nº 10/11, aprovado por unanimidade. Regimentalmente este requerimento deve ser submetido ao Plenário da Câmara em sessão extraordinária, ratificando a prorrogação do prazo para 40 sessões, enquanto o prazo proposto era de 20 sessões legislativas.
PL 4972 de 2009 - Ressarcimento ao SUS das despesas com vítimas de acidente de trabalho. Subscreve a autoria do projeto, a deputada Rebeca Garcia-PP/AM. Tramitava na comissão de Seguridade Social e Família – CSSF desde 2009 e nesta legislatura recebeu a relatoria do deputado Darcísio Perondi-PMDB/RS, o qual proferiu parecer pela rejeição da matéria. A CNI articulou junto aos membros da comissão,onde solicitou apoio ao parecer do relator, aprovado por unanimidade. A matéria segue para a Comissão de Finanças e Tributação- CFT.
PL 3401 de 2008 – Trata da Desconsideração da personalidade jurídica. Subscreve a autoria do projeto o deputado Bruno Araújo- PSDB/PE. A matéria tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio- CDEIC, sob a relatoria do deputado Valdivino de Oliveira- PSDB/GO, com parecer proferido pela aprovação do projeto. A CNI tem posicionamento favorável ao projeto, nesse sentido, enviou aos membros da comissão seus argumentos onde solicita apoio ao parecer do relator. A matéria recebeu pedido de vista do deputado Ronaldo Zulke- PT/RS, retornando à pauta na próxima quarta-feira (21/09) para deliberação.

Arquivo do blog